Porto

Os romanos denominaram este seu território como Portus Cale, que deu origem ao atual nome do país. Foi no Porto, juntamente com outras zonas do norte, que Portugal foi instituído no século XII.

Foi a partir do Porto que, em 1415, Infante D. Henrique, filho do Rei D. João I, partiu à conquista de Marrocos, tendo, posteriormente, encorajado outros marinheiros a explorar a costa africana.

O Porto, cidade Património Mundial, é a grande porta de entrada  da região, podendo funcionar como ponto de partida para uma viagem pela sua diversidade natural e cultural.

A cidade é conhecida pelo vinho que daqui parte para todo o mundo, mas também pela sua Escola de Arquitetura, donde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prémios Pritzker. É conhecida também por saber combinar a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de S. Francisco, com a contemporaneidade de edifícios marcantes como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros.

O rio Douro atravessa a região, entrando em Portugal entre as ravinas e montanhas do interior para percorrer toda a paisagem do Património Mundial onde se cultivam os vinhos do Porto e do Douro. Ali se cruza o vinho que segue até às Caves de Gaia e os cruzeiros que visitam a região.

 
 

Copyright © 2020 Quinta do Outeiro.

Hide