Vale do Douro

 

O Douro (em espanhol Duero; em latim Durius) é um dos maiores rios da Península Ibérica, tendo a sua nascente próxima de Duruelo de la Sierra, na província de Sória em Espanha, percorrendo a zona norte/centro de Espanha e Portugal, desaguando no Porto.

História

O nome do rio, latinizado “Durius”, poderá ter as suas origens em tribos celtas, que habitaram a área antes dos romanos. A origem celta é “dubro” e em galês moderno “dwr”, que significa “água”, sendo o irlandês “dobhar”. No tempo dos romanos, o rio foi personificado em forma de deus – o deus Durius.

O Douro vinhateiro, uma área do Vale do Douro, foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O vinho do Porto era tradicionalmente transportado pelos típicos barcos rabelos, sendo depois armazenados em caves em Vila Nova de Gaia. Nos anos 50 e 60, várias barragens foram sendo construídas ao longo do rio, acabando com este tráfego. Hoje em dia, o Vinho do Porto é transportado em camiões cisterna.

Geografia

O Rio Douro é o terceiro rio mais longo da Península Ibérica, sendo só superado pelo rio Tejo e pelo rio Ebro.

Prolonga-se por 897 km e é apenas navegável nas secções portuguesas por embarcações mais pequenas.

Na secção espanhola, o rio Douro atravessa a grande meseta de Castilha e serpenteia cinco províncias da zona autónoma de Castela e Leão: Sória, Burgos, Valladolid, Almazán, Arande de Duero, Tordesilhas e Zamora.

O rio, por 112km, forma uma linha divisória entre Portugal e Espanha, demarcando, assim, numa zona de estreitos desfiladeiros, as fronteiras dos dois países, tornando-o uma barreira histórica de invasões e de divisão cultural e linguística.

Economia

As zonas envolventes do rio Douro têm um microclima que possibilita o cultivo de azeitonas, amêndoas e, especialmente, as uvas que tão importante são para a produção do famoso vinho do Porto.

As regiões do Pinhão e de São Jorge da Pesqueira são consideradas o centro de produção do vinho do Porto, com as suas quintas que se dispersam nos socalcos ao longo do rio. Muitas destas quintas são propriedade de empresas vinícolas multinacionais.

Cruzeiros ao longo de vários pontos do Douro Superior tornaram-se, recentemente, num grande sucesso entre turistas.

A linha férrea do Douro foi finalizada em 1887. Esta liga a cidade do Porto e seus subúrbios à Régua, Pocinho e Tua. Pocinho é a vila mais próxima de Vila Nova de Fôz Coa, que é conhecida pela arte paleolítica do Vale do Côa, outro local considerado Património Mundial pela UNESCO.

 

 
 

Copyright © 2019 Quinta do Outeiro.

Hide