Vinho Rocaille

O vinho Rocaille tem origem na adega de última geração e vinhas da Quinta do Outeiro. O nome é inspirado pelas estruturas complexas presentes nos jardins formais históricos da Quinta, que foram criados por volta de 1906.

As vinhas encontram-se num local único, o que permite uma enorme criatividade em termos de produção de vinhos. Embora a terra se encontre na região oficial do Vinho Verde, existem duas características chave que determinaram as escolhas de variedade de uva e tipos de vinho que formam a coleção do vinho Rocaille.

O primeiro fator determinante é que a terra se encontra muito próxima à região de vinhos do Douro DOC (estamos a 10 km da delimitação da fronteira). Esta região designada é a terra do Vinho do Porto e uma das suas principais características é o microclima presente na sua delimitação.

O segundo fator diz respeito às características específicas da terra onde se encontram as vinhas do Rocaille. Estas situam-se numa cova abrigada na margem do vale do Douro. Isto proporciona às vinhas o seu próprio e muito especial microclima, semelhante àquele que se obtém mais acima do vale na região do Douro DOC. Embora possam ser cultivadas castas de Vinho Verde nestas condições, outras castas também podem dar frutos. É por esse motivo que o Rocaille tem uma seleção única de castas, algumas bem conhecidas na região local, mas outras que são pouco habituais para a região, embora sejam comuns em muitas vinhas globalmente.

O nosso objetivo para o Rocaille é produzir lotes de pouca quantidade com vinho de elevada qualidade. Para tal, utilizamos os melhores equipamentos e processos em todas as fases – desde a forma como cultivamos as uvas ao engarrafamento final – para produzir uma variedade de vinhos ricos em aromas e sabores, que tenham características únicas e sejam produzidos, tanto quanto possível, com o mínimo de químicos e o máximo de processos naturais, de modo a criar um vinho muito límpido e puro.

 
 

Copyright © 2021 Quinta do Outeiro.

Hide